ByYosh 

A Marca


By Yosh - Moda Ancestral Contemporânea


YOSH JOSÉ, nasceu em Salvador e se formou em Artes Plásticas pela UFBA, em 2002 pouco tempo depois fez Especialização em História e Cultura Afro-brasileira, pela Faculdade Visconde de Cairú. Já assinou diversos trabalhos para blocos afro do carnaval de Salvador, como o “Bloco da Capoeira” e execução artística para o “Cortejo Afro”. Assinou a cenografia para importantes artistas baianos como Carlinhos Brown, no Candhyal Guetho Square e Tonho Matéria e realizou cenografia e exposições na Noruega e painel na República Dominicana.

Versátil, o artista em 2017 fez a concepção artística para camisetas do espetáculo “As 27 Horas” do Harlekin Theater em Tubingen, Alemanha e exposição “Ancestral Contemporâneo” no LTT Theater e Café Haag Cinema e Atelier, e em Oslo, Noruega a concepção Artística para encarte do espetáculo “Hop Road 56 Revisited”, da Companhia Nordic Black Theatre.

 Em 2020 retorna ao Carnaval de Salvador com a concepção da arte para camisas do “Bloco da Capoeira” e Trio Elétrico da Banda “Os My Friends”

A sua produção artística revela uma busca e preocupação por afirmação e valorização da identidade afrodescendente. Ao mesmo tempo nos leva a perceber que é uma produção voltada para a atualização das linguagens e temáticas tradicionais, propondo a atualização da expressão plástica. O seu trabalho transita entre a tradição e modernidade.

Em 2007 o artista cria a grife By Yosh, sua arte tem como inspiração a cultura, a fé e a ancestralidade. A marca trouxe para a toda a singularidade, beleza e talento das pinturas compostas por cores e formas acentuadas, a partir de telas produzidas para exposição durante a sua vivência de dois anos na Noruega. As peças que apresentam o traço personalizado e característico de Yosh, ganharam a simpatia de artistas e do público descolado da Bahia. A linha cresce continuamente e as estampas tomam corpo em outras peças e outros suportes como sungas, bolsas, biquínis, sandálias e canecas.


“Talentoso, inspirado e estético, assim é a obra plástica de YOSH JOSÉ, que escolhera o tecido como suporte para expressão da sua arte de imaginação e bom gosto. É como se, ao vestir as suas belas criações, expressas em estampas de temáticas afro ou não, estaremos espalhando o belo e dividindo este prazer com o mundo, alegrando almas e corações.”

Jaime Sodré
(in memorian)

Mestre em Teoria e História da Arte

Doutorando em Educação e Contemporaneidade